nas redes

Câmara repudia atitude de vereador após repercussão de vídeo em que ele defende uso de fraldas em cavalos

da redação


Foto: Reprodução / Youtube

A repercussão negativa de dois vídeos gravados durante sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Jaguari acabou levando a presidência da Casa a divulgar uma nota oficial, na tarde desta quarta-feira, repudiando a atitude do vereador nas imagens.

PF cumpre mandado de busca em Agudo por comércio de cigarro ilegal

O primeiro vídeo foi gravado no dia 24 de setembro. Durante seu pronunciamento, o vereador Wolmar Picoli (PDT) reclama da sujeira deixada por cavalos nas ruas de Jaguari, especialmente após o desfile farroupilha. Na fala, ele relata que uma pessoa da comunidade sugerir ao Legislativo que os cavalos colocassem fraldas para circular pelas ruas da cidade.


Após a postagem do vídeo completo da sessão no canal da Câmara de Vereadores no Youtube, um morador da cidade divulgou um trecho em sua página no Facebook. Desde 4 de outubro, quando a postagem foi feita, ela já conta com 193 compartilhamentos, 114 comentários e tem mais de 20 mil visualizações.

Acusado de matar a esposa em Dilermando de Aguiar será interrogado

Diante da repercussão negativa, o vereador ocupou a tribuna do Legislativo na sessão da última segunda-feira, e voltou a falar sobre o assunto. Ele foi enfático ao criticar os comentários e disse "eu vou desejar só uma coisinha para esses vagabundos que estão na internet dizendo que eu pedi fralda para os cavalos: um câncer que comece na ponta e vá até o tronco da língua".


O Diário tentou ouvir o vereador na tarde desta quarta-feira e na manhã desta quinta-feira, por meio de seu celular e mensagens de voz e Whatsapp. Picoli não atendeu nem respondeu nenhuma das 13 ligações feitas pelo jornal.

REPÚDIO
Dois dias depois da divulgação do segundo vídeo, o presidente da Câmara de Vereadores, Igor Tambara (MDB) publicou uma nota de esclarecimento no Facebook da Câmara (leia a nota na íntegra logo abaixo).

 - Não existe proposta efetiva. A única a manifestação que tivemos sobre o assunto foi a fala do vereador em tribuna. Ficamos muito tristes com a repercussão do assunto, porque as pessoas ficaram com uma visão negativa da Câmara - disse Tambara.

Conforme a nota publicada pela Câmara, "estão sendo realizados os pertinentes encaminhamentos para a apuração de possível falta de decoro parlamentar e serão tomadas as providências necessárias". Segundo Tambara, a Câmara está aguardando o posicionamento do setor jurídico para, então, acionar a comissão de ética do legislativo.

*Colaborou Janaína Wille

A NOTA DE ESCLARECIMENTO 
"A Câmara Municipal de Jaguari, considerando a manifestação do Vereador Wolmar Zanini Picoli (PDT), proferida na sessão ordinária de 08 de outubro de 2018, vem a público ressaltar que as considerações emitidas pelo parlamentar, não refletem e jamais refletirão a opinião deste Poder Legislativo.

A Câmara Municipal de Jaguari é um espaço democrático, com pensamentos divergentes, contudo, de forma alguma, compartilha de manifestações ou atitudes que possam atingir negativamente qualquer ser humano ou instituição.

O Poder Legislativo Jaguariense ciente de sua missão de bem representar a comunidade e efetivar seus compromissos legislativos e constitucionais, jamais irá apoiar ou defender qualquer forma de propagação do ódio, mas não pode calar-se em face das manifestações que repercutiram negativamente e acusam de forma generalizada a Câmara Municipal de Jaguari, a partir de uma posição isolada.

Reafirma-se que toda e qualquer situação não pode ser generalizada, lamentando-se profundamente o ocorrido. Quanto ao triste comentário proferido, jamais refletirá a ideologia da Câmara Municipal de Jaguari, a qual sempre foi parceira das ações, eventos e promoções de prevenção ao câncer, e assim continuará sendo na luta incessante pela saúde.

Os noticiários e as redes sociais precisam fomentar as realizações positivas e o trabalho efetivado pela Câmara Municipal de Jaguari, a qual se destaca como uma das mais econômicas do Estado, sendo que através de sua economia possibilita a realização de diversas obras, como o centro comunitário do Bairro Promorar, desenvolvendo, igualmente, projetos como o Legislativo vai à Escola, a informatização do processo legislativo e estudos para a modernização da legislação municipal.

Reforça-se que a atuação dos Vereadores não deve ser desenvolvida na internet ou nas redes sociais, mas dentro da Câmara Municipal e junto da comunidade jaguariense, repudiando-se todos aqueles que buscam a autopromoção a custa da maldade e de fatos isolados, os quais não representam a boa política e os serviços realmente prestados pelos Vereadores.

Convocamos a todos os cidadãos que participem das sessões da Câmara Municipal, que conheçam na íntegra seu trabalho, que fiscalizem os Vereadores eleitos pelos seus votos, para que possam denunciar qualquer tipo de abuso, conhecendo e reconhecendo aqueles que desempenham suas funções com seriedade, compromisso e dignidade.

Destaca-se que dentro das prerrogativas da Câmara Municipal de Jaguari estão sendo realizados os pertinentes encaminhamentos para a apuração de possível falta de decoro parlamentar e serão tomadas as providências necessárias.

O Poder Legislativo coloca-se a disposição para dirimir quaisquer dúvidas.
Jaguari/RS, 10 de outubro de 2018.
Igor Rosa Tambara,
Presidente"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereador se diz arrependido sobre o que falou de seus críticos em redes sociais Anterior

Vereador se diz arrependido sobre o que falou de seus críticos em redes sociais

Segunda é o último dia para se inscrever no festival estudantil da canção de Jaguari Próximo

Segunda é o último dia para se inscrever no festival estudantil da canção de Jaguari

jaguari